O financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, tem se tornado um grande aliado de pequenos empresários para abrir uma empresa e também para viabilizar produtos ou projetos inovadores que a empresa queira lançar no mercado. As plataformas de crowdfunding são extremamente atraentes por dispensarem toda a burocracia padrão de solicitar investimento financeiro ao banco, correndo o risco de seu pedido ser negado, sem contar as altas taxas de juros aplicadas no Brasil.
Segundo a Forbes, a Kickante é, de longe, o site crowdfunding que mais cresce no Brasil e comparou a sua rápida ascensão com a do Indiegogo nos Estados Unidos. A plataforma de crowdfunding já lançou mais de 17 mil campanhas de artistas, caridades e empresários, captando um total de 20 milhões de reais a partir de 400.000 contribuidores. Expandindo em 30% ao ano mês e 1.800% em relação ao ano – a Kickante é uma história de sucesso brilhante em meio a obscura situação do Brasil.
Ainda que os maiores e mais conhecidos tenham patrocínio, a maior parte dos milhares de blocos de rua existentes são independentes, isso é, organizam e realizam os eventos sem nenhuma ajuda financeira externa.
A organização de um evento desse porte – tanto nas metrópoles, quanto em cidades menores em que o Carnaval significa movimentação na economia local – é cara e trabalhosa. Equipamentos de som, carro elétrico, banda e até banheiros químicos são elementos necessários para que o bloco de rua seja um sucesso.
Muitos autores ainda têm dificuldades para publicar um livro independente ou uma história em quadrinhos, devido à procura incansável por uma editora que se interesse por seu trabalho. Ao enviar sua obra para uma editora, esteja pronto para esperar alguns meses para que ele seja ao menos analisado – e considere as grandes possibilidades de ser recusado.
Segundos os números do 2015CF – Crowdfunding Industry Report, o relatório sobre crowdfunding mundial lançado pelo crowdsourcing.org em abril, o crowdfunding teve um crescimento bastante acelerado em 2014, uma expansão de 167%, atingindo 16,2 bilhões dólares arrecadados, bem acima dos US $ 6,1 bilhões em 2013. Em 2015, a indústria está prevendo que $ 34,4 bilhões sejam arrecadados, o dobro de 2014.
Confira os números e as curiosidades de crowdfunding pelo mundo. O setor que cresceu 167% em 2014 e tem previsão de arrecadar US$ 34 bilhões me 2015.
“As projeções indicam que o mercado de crowdfunding vai chegar a pelo menos US$ 90 bilhões até 2025 e o Brasil tem potencial para atingir uma fatia de pelo menos 10% desta soma”, afirma a CEO da Kickante, Candice Pascoal.
A vantagem dos selos independentes é que o artista possui total controle sobre sua obra, sem o intermédio de gravadoras. E uma alternativa rápida e super utilizada pelos músicos para arrecadar dinheiro tem sido o financiamento coletivo (crowdfunding). Confira e lance seu projeto!
Conceito vem se tornando parte da estratégia de lançamento de editoras, que podem avaliar a aceitação do público antes mesmo da produção da obra. Confira!
Sabia que o sucesso de sua campanha de financiamento coletivo pode atrair grandes investidores para o seu projeto? Veja o que os investidores avaliam em uma campanha e obtenha ainda mais investimento para seu negócio!
Hoje, 90% da população online do mundo tem acesso ao crowdfunding e há mais de 220 mil campanhas criadas arrecadando milhões.
A ideia de arrecadar fundos solicitando a contribuição financeira de um grupo de pessoas não é novo, mas como o mundo se tornou online e a tecnologia de pagamento pela internet tornou-se cada vez mais transparente, o crowdfunding vem amadurecendo e se firmando ao logo dos anos. Confira!