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Marketing para Financiamento Coletivo

Contate influenciadores e faça a sua campanha bombar!

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Obter influenciadores para apoiar a sua campanha de financiamento coletivo, seja ela para viabilizar um projeto social, a abertura de uma empresa ou um campeonato esportivo, é como ir de sussurro em sussurro para uma multidão – assim, sua mensagem ecoará por todos atingindo uma multidão.

Há diversas vantagens em envolver influenciadores na divulgação de suas campanhas, por isso, é sempre recomendado incluir este tipo de ação em seu planejamento de marketing. A questão, ou às vezes desafio, torna-se então como você está envolvendo esse influenciador. Influenciadores, embora ocasionalmente pagos, geram credibilidade à sua ação e, consequentemente, melhor performance para a sua campanha de financiamento coletivo. Mas, se você não tem verba, use a sua imaginação. Muitos deles, podem até se sensibilizar com o seu projeto e fazer promoção sem a necessidade de verba ou cachê. Além do mais, você pode combinar um pagamento que não seja monetário. Se você pretende lançar um produto inovador, que tal oferecê-lo? Ou você pode oferecer em troca divulgação em seus canais (compartilhar posts dele, retuitá-lo…).

Tipos de influenciadores para a sua campanha

Sem dúvida, com o grande alcance das redes sociais, os influenciadores mais eficientes, capazes de impactar uma multidão de seguidores são os influenciadores sociais. Os artistas e celebridades da web fazem sucesso no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram ou outra rede social e trazem um grande retorno em questão de visibilidade. Procure algum que tenha o mesmo público que o tema da sua campanha de financiamento coletivo. Está arrecadando fundos para gravar um CD ou DVD? Procure músicos do mesmo estilo e com um número grande de seguidores.

Menino tendo ideia

Mas, também há os influenciadores jornalísticos, que podem ser de grande valia e viralizar a sua campanha de financiamento coletivo pelo meio até chegar ao conhecimento dos influenciadores sociais. Foque seu tempo em contatar jornalistas locais. Procure-os nas redes sociais, mande emails para eles explicando porque seu projeto é sensacional e merece a atenção dele. Dica: jornais maiores sempre buscam matérias em canais locais e se sua campanha for boa, chamará a atenção da mídia.

Já para o Terceiro Setor, há um outro tipo de influenciador muito importante, o líder da comunidade. Eles mobilizarão as pessoas da comunidade mais rapidamente e estas serão mais facilmente engajadas, viralizando o projeto social da ONG de forma mais contundente. Afinal, não há ninguém mais indicado em defender a comunidade e seus projetos  sociais do que seus próprios moradores.

Campanhas que conseguiram visibilidade via influenciadores

A campanha Santuário Animal, que luta para arrecadar fundos para proporcionar um ambiente maior e mais confortável para os animais que abrigam, se tornou viral e conseguiu apoio de alguns artistas que acreditam na causa. O CQC, programa humorístico de televisão, dedicou um quadro à campanha. Enquanto isso, celebridades como o jogador Neymar, a youtuber Kefera, atrizes como Cléo Pires e Thaila Ayala e até a defensora dos direitos animais Luisa Mell usaram suas redes sociais para chamar a atenção para a gravidade da campanha.

Entretanto, são poucas as campanhas que atingem a imprensa dessa forma. Os criadores do jogo de cartas “Zueira Never Ends” optaram por fazer uma parceria com o site Sem Tilt, portal de games. Restando ainda 20 dias para o fim da campanha, já foram arrecadados mais de 50% da meta. Por isso, é importante saber onde está seu público e colocar seus esforços nos portais que podem atingi-lo.

A mídia social dá aos criadores de campanhas de financiamento coletivo incríveis ferramentas para expandir seu campo de arrecadação de contribuições. Divulgando a sua campanha de forma correta, você ultrapassa as barreiras locais e arrecada doações dos mais diversos locais do Brasil e até do mundo.

Saiba mais sobre influenciadores no artigo em inglês How to Market Matching Gifts to Your Organization’s Social Influencers

Saiba como promover a sua campanha de crowdfunding em todas as fases do projeto

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ainda passam pela etapa de aprovação – que pode demorar e, eventualmente, não ser aprovada, já que os investidores normalmente fazem apostas seguras em projetos que mais seguros e que tenham mais chances de dar certo.

O crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, surge como uma alternativa mais rápida e menos burocrática de, finalmente, publicar sua história. Pois, conta com a participação de centenas de pessoas para lançar a seu projeto – familiares, amigos, fãs e parceiros.

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Como divulgar seu projeto nas Mídias sociais e obter maior engajamento

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Todo mundo sabe que as mídias sociais são uma ferramenta de comunicação muito poderosa hoje em dia e no financiamento coletivo não é diferente. Junto com os e-mails, as mídias sociais se tornaram o jeito mais fácil de contar a história da sua campanha, pedir feedback, agradecer e atualizar seus contribuidores sobre o processo.

Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você, de acordo com o tipo de projeto de crowdfunding, e foque nelas.

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O Futuro dos Artistas é a Intimidade com os Fãs

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YouTubers e artistas independentes estão conquistando audiências iguais ou maiores que os canais abertos e pagos de TV, e através de uma abordagem bem diferente.

A abordagem utilizada pelos Youtubers, que também vem sendo muito usada por outros artistas, é a aproximação com os fãs. Através do Youtube a abordagem é mais natural, pois apesar de estarem falando com milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo, fazem parecer uma conversa entre amigos de anos.

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7 Dicas de Mídias Sociais para Financiamento Coletivo

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Quando você vê campanhas de financiamento coletivo bem sucedidas, pode pensar que foi sem esforço, quase como mágica, mas só se você estiver assistindo de longe porque, na verdade, financiamento coletivo exige muita dedicação. Confira dicas para fazer uma boa divulgação de sua campanha nas mídias sociais e obter mais sucesso em financiamento coletivo!

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Como financiar seu Jogo via Crowdfunding

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Então, você tem uma boa ideia de jogo e quer torná-la realidade? Boa notícia: Gamers estão arrecadando milhões com crowdfunding ao redor do mundo e este movimento está apenas começando. No Brasil, por exemplo, campanhas de financiamento coletivo para jogos estão batendo e superando metas. E, se você ainda não pensou na possibilidade financiar seu jogo via crowdfunding, está perdendo uma ótima oportunidade.

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