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“Sabe aquela história que se você falar sobre um projeto ele não acontece? Pelo contrário, é preciso falar mil vezes – ou mais – para ele acontecer”, destaca a jornalista Priscila Miranda, que acaba de lançar uma campanha de crowdfunding para viabilizar seu novo game.

Há muitos jogos sendo lançados desta forma. No mundo, das 30 campanhas de maior sucesso, mais da metade são de jogos. Os criadores fazem a pré-venda do jogo e obtêm recursos antes mesmo de terminarem a desenvolvê-lo. O sucesso dessas campanhas mostra que o mercado de crowdfunding para jogos só tende a crescer no Brasil.

Esta nova forma de financiamento permite que o criador avalie a aceitação de seu jogo e receba feedback de seus usuários em relação ao projeto. Muitas empresas, como a Sony, também estão utilizando o crowdfunding para fazer esta análise prévia de seus produtos. Assim, os criadores só lançam seus projetos se houver demanda, ajustando as expectativas do projeto.

Quatro amigos, amantes de jogos, criaram uma campanha de financiamento coletivo para a produção de um novo jogo de cartas – e arrecadaram 141% da meta inicial. The Zueira Never Ends é um baralho é composto de cartas que lhe permitem atacar e se defender dos amigos.

Já o game Caçadores da Galáxia lançou uma campanha de crowdfunding para arrecadar R$25 mil para seu desenvolvimento e conseguiu 875% da meta! As contribuições variavam de R$15 a R$2.500.

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Financiamento Coletivo dá liberdade criativa para os gamers

As plataformas de crowdfunding dão total liberdade para que os gamers criem a sua campanha: texto, imagens, vídeos. E, ao lançar sua campanha, você estará em contato direto com os usuários de seu jogo – fato que antes não seria possível, a não ser por e-mail, formulário de contato no site ou outra forma de comunicação não tão interativa.
Algumas plataformas até possuem um espaço para atualizações (como um blog) e o ideal é que seja utilizado com bastante frequência, pois é a forma mais rápida de se comunicar com todos os contribuidores de sua campanha. Nele, o criador pode inserir atualizações de seu game, como está o processo de criação, informar notícias relevantes. Outra ferramenta interessante é a parte de comentários da campanha, todos que contribuem podem deixar comentários e avaliações para o jogo.

Ouvir o que o usuário tem a dizer e, se possível, adaptar o jogo de acordo com a demanda do mercado, fará com que você tenha uma chance maior de sucesso com sua campanha de crowdfunding.

 

A importância da Aproximação com seu Público

Conhecer seu público-alvo permite que os jogos que atendam a um nicho específico possam expandir seu alcance e se tornar um sucesso. Campanhas de crowdfunding bem divulgadas ultrapassam barreiras e acabam atingindo um público muito maior.

Contribuidores de campanhas de jogos tendem a compartilhar e disseminar a informação sobre a campanha no Facebook, Twitter e outras mídias sociais. Muitos fazem isso pois realmente querem que o jogo alcance a meta campanha e seja lançado. No Brasil, a comunidade de jogos é bastante ativa e muitas campanhas já alcançaram valores expressivos (de até R$ 240 mil) para financiar seus jogos.

Quem cria uma campanha de crowdfunding de jogos precisa estar sempre disponível para atender seus fãs apaixonados que, antes, interagiam em convenções, fóruns online, grupos de redes sociais, mas, agora podem interagir via plataforma de crowdfunding – facilitando o contato. Por isso, durante o planejamento, adicione o tempo que possivelmente gastará respondendo perguntas e interagindo com os fãs.

Se você tem uma ideia incrível de um jogo mas falta grana para desenvolvê-lo, crie uma campanha de financiamento coletivo e comece a arrecadar ainda hoje.

Crie sua campanha de crowdfunding!

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