O que é o Coolest Cooler

O coolest cooler é tudo em um. Como o próprio nome diz, é o “cooler mais legal” que possui diversas funcionalidades que acabaram conquistando milhares de pessoas e se tornou recorde de arrecadação. É um novo cooler para quem gosta de passear, fazer piquenique, ir à praia.

Cooler coolest

O Coolest não é apenas um cooler onde você condiciona suas bebidas ou comida. Na prática, o Coolest é um cooler com capacidade para cerca de 55 litros, equipado com uma bateria recarregável de 18 volts, que traz um liquidificador embutido e entradas USB para recarga de outros gadgets – entre outros recursos. Se você já leva bebidas, que tal fazer um suco usando o liquidificador?

Claro, não podia faltar música. O Coolest tem ainda alto-falantes à prova d’água com conexão Bluetooth e luzes de LED que iluminam sua parte interna – além de um abridor de garrafas do lado de fora.

O que o criador aprendeu com o fracasso da primeira campanha

Quando todos viram o sucesso de arrecadação da campanha do Coolest Cooler, muitos pensaram que era sorte de principiante ou que o produto era tão bom que era lógico que iria ser um sucesso. Mas, o que muitos não sabiam era que esta era a segunda tentativa de Ryan Grepper. Ele já havia lançado a campanha em novembro de 2013, mas não alcançou a sua meta, arrecadando somente US$ 102.188,00 dos US$ 125.000,00 que precisava para financiar o projeto.

Mas, em vez de desistir, Ryan verificou quais itens geraram sucesso em sua campanha e quais deveriam ser alterados para obter uma melhor performance de arrecadação. Ele analisou a sua campanha, informações sobre o público em potencial de seu produto e chegou as seguintes conclusões:

  • O público alvo do cooler geralmente adquire o produto no verão e não no inverno, quando foi lançada a primeira campanha. Afinal, bebidas e passeios são mais consumidos durante os dias mais quentes do ano.
  • O criador da campanha já tinha um grupo de pessoas dispostas a apoiar o projeto caso fosse criada uma nova campanha de crowdfunding. Este grupo de pessoas, traria seus amigos, familiares e contatos, sendo responsável pelo engajamento inicial da campanha.
  • Como afirmamos em outros posts, campanhas com vídeos geralmente possuem um resultado de arrecadação 30% maior do que campanhas sem vídeos. Outra constatação é que os contribuidores gostam e contribuem mais quando podem “ver” o produto funcionando nos vídeos. Fica mais real. Por isso, Grepper melhorou o design do produto e criou um vídeo mais comercial, que destacava as funcionalidades inovadoras do produto. Diferente do primeiro vídeo que explicada sobre a ideia, mas não destacava, não vendia seus benefícios.
  • Outro fator importante do crowdfunding para empresários é que é possível receber o feedback dos usuários e fazer modificações no produto antes mesmo de produzi-lo. Certas modificações são essenciais para adequar o produto ao seu público alvo que o consumirá. E foi isso que Ryan fez, ele retirou o grill (por medidas de segurança) e adicionou portas de carregamento USB.
Cabo USB do Cooler Collest

Cabo USB do Cooler Collest

13 milhões de dólares na segunda campanha

Em apenas 1 semana de campanha na página do Kickstarter, a campanha já contava com cerca de 25 mil apoiadores – além de ter captado mais de 4,5 milhões de dólares.

A repercussão e o engajamento foi enorme. Ao final da campanha, foram US$ 13,28 milhões em recursos captados com 62.642 contribuidores, muito acima dos meros US$ 50 mil pretendidos por Grepper. Todos os contribuidores puderam adquirir o produto por US$ 185 – para quem mora fora dos EUA, havia um frete de US$ 100.

“O Coolest é um completo redesenho do que um cooler pode ser”, afirma Grepper no vídeo de divulgação de sua criação. A previsão do criador é que as primeiras unidades do Coolest sejam entregues em fevereiro de 2015.
Além do laranja, o gadget será fabricado em outras duas cores que foram escolhidas por meio de votação no Facebook – azul e verde limão. Aliás, hoje em dia, a página do Coolest no Facebook já conta com mais de 100 mil seguidores.

Versões do Cooler Coolest

Versões do Cooler Coolest

Estratégia de divulgação da segunda campanha

O plano do criador para direcionar o tráfego era inicialmente para lançar uma ampla rede e testar diversos canais de divulgação. Em seguida, concentrar os esforços no que estava dando certo. Aqui está o que eles tentaram:

  • E-mail amigos e familiares
  • Festa de lançamento
  • Facebook (pessoal, profissional)
  • Twitter (profissional)
  • Anúncios no Facebook
  • Twitter celebridades (posts pagos)
  • Email para milhares de pessoas
  • Blogs
  • Mídias
  • Press Release (múltiplo escrito por equipe)
  • Profissional de mídia pagos para divulgar Press Release
  • Marketing de eventos (tendo o protótipo a mais fresca para tailgates de futebol)
  • Entrevistas
  • Newsletters
  • Inscreveu o projeto no Instructables.com (site americano para compartilhar ideias e projetos)
  • Atualizações do projeto no Kickstarter

Segundo o criador, os canais mais eficazes foram o contato com amigos e familiares que acabaram disseminando bastante a campanha e também os press releases para sites e blogs.

Vendas por canal de divulgação

Segue a divisão de vendas dos 5 principais canais – retirado da campanha Coolest Cooler no Kickstarter e divulgado no próprio site do Coolest:

  1. Tráfego Direto (pessoas que acessaram diretamente a página da campanha): $83,678
  2. Twitter: $5,005
  3. Busca interna do site Kickstarter: $3,930
  4. Viram o produto no Kickstarter:  $2,899
  5. Facebook: $2,265

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