A campanha Caçadores da Galáxia já é considerada um novo recorde para o setor de Jogos no Brasil. Ela foi lançada exatamente a meia noite do dia 19 de fevereiro na plataforma Kickante e, em apenas alguns minutos, a meta de arrecadação de R$ 25 mil foi alcançada. Faltando 38 dias para terminar a campanha, o projeto já arrecadou R$ 103.542, mais 400% da meta inicial.

Daniel Alves , criador do jogo, ofereceu recompensas conhecidas nos Estados Unidos como “Early Bird”, onde os primeiros a contribuir, levavam recompensas extras. E algumas destas se esgotaram nos primeiros minutos. Com R$ 190,00 o contribuidor recebia a recompensa chamada de “Caçador Veterano” e com R$ 200,00 a “Caçador Elite”. Porém, ainda há outras diversas recompensas disponíveis para os contribuidores.

Além disso, foram lançadas várias metas estendidas, onde novas recompensas (novos recursos e peças) estão sendo adicionadas à versão final de Caçadores da Galáxia, de acordo com valor de meta alcançado. Atualmente, há 29 metas estendidas dentre as quais 28 já foram alcançadas. A próxima meta a ser alcançada é a de R$ 107 mil.

Meta estendida de Caçadores da Galáxia

O que faz de Caçadores da Galáxia um jogo tão desejado?

Com inspirações robóticas e batalhas colossais, Caçadores da Galáxia apresenta-se com uma mecânica de gerenciamento de recursos, elementos gráficos atrativos, baixa dependência do fator sorte e ênfase em planejamento estratégico e execução.

Segundo Daniel, a produção do jogo foi pensada minuciosamente. Foram realizados dezenas de testes com gamers especialistas e críticos de diversas regiões do país, regras e racionais foram desenvolvidos de forma meticulosa, tornando o jogo equilibrado e possibilitando a execução de diferentes estratégias para vencer. Além disso, foram agregados ao Caçadores, peças idealizadas com olhares cuidadosos e criativos de designer, aliando produção visual e gráfica de alta qualidade. Tudo para levar diversão e a melhor experiência possível para o jogador.

Recompensas de Caçadores da Galáxia

Com todos estes diferenciais, a campanha vem gerando grande repercussão e apoio da comunidade de Jogos. Logo após alcançar a meta de R$ 25 mil, foi necessário criar um grupo no Facebook para que todas as questões referentes à campanha e ao jogo fossem discutidas com mais interação e rapidez. Há posts com mais de 100 comentários e o número não para de crescer. Conforme citado no artigo Como financiar seu Jogo via Crowdfunding: “contribuidores de campanhas de jogos tendem a compartilhar e disseminar a informação sobre a campanha no Facebook, Twitter e outras mídias sociais. Muitos fazem isso, pois querem que o jogo alcance a meta campanha e seja lançado”.

Grupo no Facebook de Caçadores da Galaxia

E Daniel e sua equipe estão atentos a todas as interações (não só nas mídias sociais, mas também em outros diversos sites) e fazem o possível para que nenhuma pergunta fique sem resposta. Ouvir o que o usuário tem a dizer e, dentro do possível, adaptar o jogo e/ou a campanha de acordo com demanda do mercado, faz com que o projeto tenha uma chance maior de sucesso.

Mini Blog de Caçadores da Galáxia

Mercado de Crowdfunding de Jogos

O sucesso desta campanha mostra que o mercado de crowdfunding para jogos só tende a crescer no Brasil. Há muitos jogos sendo lançados desta forma. No mundo, das 30 campanhas de maior sucesso, mais da metade são de Jogos. Os criadores fazem a pré-venda do jogo e obtêm recursos antes mesmo de terminarem a desenvolvê-lo.

Esta nova forma de financiamento permite que o criador avalie a aceitação de seu jogo e receba feedback de seus usuários em relação ao projeto. Muitas empresas, como a Sony, também estão utilizando o crowdfunding para fazer esta análise prévia de seus produtos. Assim, os criadores só lançam seus projetos se houver demanda, ajustando as expectativas do projeto.

306
Contribuidores
403
Contribuições
106397
Arrecadado
426
Meta Alcançada

Se você gostou deste case, compartilhe com seus amigos!