Financiamento Coletivo

Encontre tudo o que você precisa saber para criar a sua campanha
de financiamento coletivo e tirar seus projetos do papel!

1
1

Campanha “Bel Pesce: Legado A Menina do Vale”

A campanha tinha como objetivo viabilizar o lançamento do livro “A Menina do Vale 2” através de um tour de palestras ao redor do Brasil. Para isso, Bel Pesce pediu aos internautas que lhe ajudassem a arrecadar fundos para o lançamento de seu livro e viajou pelo Brasil para disseminar suas histórias e incentivar o empreendedorismo por todos os cantos do país e

De acordo com a Bel, o livro aborda diversas questões sobre empreendedorismo de maneira simples e com linguagem clara e traz histórias inspiradoras que mostram como atitudes empreendedoras – algumas simples, do dia a dia – são capazes de transformar vidas.

Link da campanha Bel Pesce: Legado A Menina do Vale

Sobre o recorde da campanha

A empreendedora e escritora Bel Pesce bateu recentemente o recorde de arrecadação em Financiamento Coletivo no Brasil com R$ 889 mil arrecadados em uma única campanha no site da Kickante – plataforma de crowdfunding que em apenas 1 ano arrecadou mais de 3 milhões em mais de 800 projetos publicados.

1. Sobre a Campanha

A campanha foi lançada em Agosto/2014 e, inicialmente, teria o prazo de 60 dias. Porém, devido ao sucesso, foi estendida e encerrada em 08 de dezembro com um valor quase 4 vezes maior que a meta de R$ 260 mil (R$ 889.410,37).

Durante a campanha, o Tour da Bel passou por 27 cidades. Bel contou que foi uma loucura cuidar da logística do Tour. Este projeto surgiu de forma repentina e sua equipe teve apenas algumas semanas para entrar em contato com os locais para as apresentações e criar o cronograma do Tour (veja ao lado a data das apresentações em cada cidade).

Confira o vídeo da Bel sobre o Tour “A Menina do Vale 2”:

Durante a campanha, o Tour da Bel passou por 27 cidades:

  • 08 de Setembro: Florianópolis
  • 11 de Setembro: Porto Alegre
  • 12 de Setembro: Curitiba
  • 17 de Setembro: Brasília
  • 18 de Setembro: Goiânia
  • 20 de Setembro: São Paulo
  • 26 de Setembro: Campo Grande
  • 27 de Setembro: Cuiabá
  • 29 de Setembro: Porto Velho
  • 30 de Setembro: Rio Branco
  • 2 de Outubro: Manaus
  • 3 de Outubro: Boa Vista
  • 10 de Novembro: Recife
  • 11 de Novembro: Maceió
  • 12 de Novembro: Aracaju
  • 13 de Novembro: Salvador
  • 14 de Novembro: Vitória
  • 17 de Novembro: Rio de Janeiro
  • 18 de Novembro: Belo Horizonte
  • 19 de Novembro: João Pessoa
  • 20 de Novembro: Natal
  • 27 de Novembro: Fortaleza
  • 28 de Novembro: Teresina
  • 2 de Dezembro: Macapá
  • ​3 de Dezembro: Belém
  • 4 de Dezembro: São Luís
  • 5 de Dezembro: Palmas

2. Recompensas da Campanha

Uma grande ideia da Bel Pesce foi oferecer os ingressos uma das palestras da turnê do livro “A Menina do Vale 2 como forma de recompensa da campanha. Foram mais de 5.000 ingressos vendidos através da campanha! Todos os contribuidores ansiosos aguardando pela vez de sua cidade no Tour da Bel.

As contribuições foram desde R$ 10,00 a R$ 150.000,00 e todos recebiam recompensas de acordo com o valor doado. Seja um agradecimento pela rede social ou a marca da empresa contribuidora no Tour da Bel, como empresa patrocinadora. E todas as recompensas foram adquiridas, mesmo as de maior valor.

Com crowdfunding, não deve ter receio de entrar em contato com seus possíveis contribuidores, sejam os pequenos contribuidores, aqueles que irão adquirir as recompensas de menor valor e também os contribuidores VIPs, aqueles para quem estão destinadas as recompensas de maior valor. E Bel foi atrás de todos eles. Como você acha que ela conseguiu vender a recompensa de patrocínio (R$ 150 mil)? Sim, ela correu atrás!

Lembre-se, ao criar sua campanha de crowdfunding pense em recompensas para todos os públicos (menor e maior valor), assim, todos poderão contribuir e fazer parte de seu projeto 😉

Recompensas que davam direito à ingressos para a palestra:

Recompensas da Campanha de Financiamento Coletivo da Bel Pesce

3. Divulgação da Campanha

Sabe o que mais deu certo na campanha da Bel Pesce?

Bel Pesce já tinha uma legião de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e soube usá-las a seu favor durante a campanha.

Pouco antes do lançamento da campanha, ela já havia criado um evento no Facebook para cada uma das palestras. Foram 27 eventos criados e personalizados com a chamada da palestra na respectivo cidade! Todas as páginas sempre atualizados pela Bel Pesce e sua equipe.

No Instragram, Bel aproveitava para postar as selfies feitas após as palestras. Eram centenas de likes e comentários nas postagens, pessoas agradecendo pelo aprendizado na palestra, outras ansiosas para o Tour desembarcar em sua cidade e outras interessadas em comprar os ingressos.

E o resultado? Crescente aumento de contribuições e palestras LOTADAS. Em Estância Alto da Serra, 3.000 pessoas compareceram à palestra, um recorde!

Clique e veja o vídeo gravado durante a palestra.

Eventos criados no Facebook – um para cada cidade:

Evento no Facebook do Tour da Bel Pesce

Capa personalizada para a palestra em Rio Branco:Capa do Evento no Facebook do Tour da Bel Pesce

Selfie tirada após os eventos e publicada no Instagram da Bel Pesce:Selfie Instagram Bel Pesce

4. Sobre a Bel Pesce

Bel Pesce, empreendedora e fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, nasceu em São Paulo e desde muito pequena começou a traçar um caminho de sucesso. Aos 26 anos, já escreveu três livros, foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil”, pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens”, da Cia de Talentos. Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), trabalhou em grandes empresas, como Microsoft, Google e Deutsche Bank, e morou no Vale do Silício, onde respirou empreendedorismo, liderou equipes e fundou empresas. Após sete anos estudando e empreendendo nos EUA, Bel voltou ao Brasil em 2013 e fundou a FazINOVA, sua “escola dos sonhos” (texto retirado do site da Bel Pesce).

Frase Bel Pesce

4636
Contribuidores
5210
Contribuições
899410
Arrecadado
343
Meta Alcançada

Se você gostou deste case, compartilhe com seus amigos!

Crie sua campanha de crowdfunding!

Leave a Reply