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A grande dificuldade atualmente é chamar a atenção de investidores ou grandes patrocinadores. Quando conseguem, ainda passam pela etapa de aprovação – que pode demorar e, eventualmente, não ser aprovada, já que os investidores normalmente fazem apostas seguras em projetos que mais seguros e que tenham mais chances de dar certo.

O crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, surge como uma alternativa mais rápida e menos burocrática de, finalmente, publicar sua história. Pois, conta com a participação de centenas de pessoas para lançar a seu projeto – familiares, amigos, fãs e parceiros.

Presentes nos Estados Unidos desde 2008, os sites de crowdfunding, internacionais e brasileiros também, estão cada vez mais aperfeiçoados para atender as necessidades dos usuários – os criadores e contribuidores das campanhas de crowdfunding. Isso permitiu o crescimento bastante acelerado do setor em 2014, uma expansão de 167%, atingindo 16,2 bilhões dólares arrecadados, bem acima dos US $ 6,1 bilhões em 2013.

Sites de crowdfunding no Brasil também estão seguindo este crescimento e algumas campanhas chegam a arrecadar mais de R$ 1 milhão. Por isso, se você tem uma ideia incrível mas falta grana para realizá-la, separamos algumas dicas para promover sua campanha antes de ser lançada, durante o andamento e depois que for encerrada!

A promoção é a chave do sucesso de sua campanha e é importante começar a fazê-la mesmo antes da campanha ser lançada. Assim, você instiga curiosidade e já cria um círculo de amigos que, mais para frente, vão se tornar seus divulgadores com o famoso boca a boca.

Antes do lançamento da campanha de crowdfunding

  • Não guarde sua ideia para si mesmo. Nós temos o costume de só contar uma novidade para as pessoas depois que já deu certo ou já foi realizado. Esse é o momento de contar sobre o seu projeto para todo mundo!
  • Antes da sua campanha de crowdfunding ir ao ar, separe pelo menos um mês para divulgação – os projetos que fizeram isso tiveram um sucesso maior desde o dia de lançamento;
  • Crie um plano de marketing que inclua os dias anteriores ao lançamento, todos os dias em que sua campanha estiver no ar e também o pós campanha. Inclua as ações de divulgação em cada canal que utilizar, metas pessoais de quanto você pretende arrecadar em cada semana, em quais momentos você vai atualizar seus contribuidores e por aí vai.
  • Se ainda não tiver, crie uma conta no Twitter e uma página do Facebook para seu projeto e comece a criar sua rede de contatos. Assim, quando a campanha estiver no ar, você já terá uma base sólida. Aproveite também para começar a criar expectativas no seu público e aumentar o engajamento. No exemplo abaixo, Caçadores da Galáxia criou um grupo secreto no Facebook e centralizou todas as discussões dos contribuidores e criadores da campanha.Grupo no Facebook de Caçadores da Galaxia

Durante a campanha no ar

  • Use a base de contatos que você construiu no último mês. Agora que a campanha está no ar, mantenha a promoção que foi feita anteriormente e adicione pequenas novidades aos poucos.
  • Comece divulgando o link da campanha para as pessoas mais próximas a você: família, amigos, colegas de trabalho – eles podem te dar um primeiro feedback e sugestões que você não havia pensado – e, eventualmente, expanda esse público.
  • Mande um e-mail amigável para toda sua rede, explicando sobre a campanha de captação, o projeto e como eles podem te ajudar a torná-lo realidade.
  • Use e abuse das redes sociais. Facebook e Twitter são veículos que contam com uma ferramenta de compartilhamento – ou retweet -, o que torna mais rápido e fácil de sua campanha se espalhar.
  • Responda as menções feita a você em todas as redes sociais. Tire todas as dúvidas e dê atenção àqueles que podem te dar qualquer feedback. Sua página ficará mais interativa.

Mini Blog de Caçadores da GaláxiaTente contato com pequenos veículos de imprensa, como os jornais locais ou segmentados – com o seu tema – e prepare um release para enviá-los.

  • Se achar necessário, exponha seu orçamento. As pessoas gostam de saber onde e como o dinheiro investido está sendo gasto. Muitos não sabem quantas etapas existem no processo todo, nem o número de funcionários e, muito menos, a taxa da plataforma de crowdfunding.

Depois que finalizar a campanha de crowdfunding

  • Sua campanha chegou ao fim e pode ter sido um grande sucesso – ou não -, mas seu trabalho não ainda não acabou.
  • Atualize os contribuidores em relação ao valor arrecadado e como ele será usado, quais são as próximas etapas a seguir do seu processo e quando eles devem receber as recompensas.
  • Agradeça a todos que colaboraram de algum jeito, financeiramente ou não.

Comentário na fan page do Runicards

Crie sua campanha de crowdfunding!

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