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Para muitos empresários, produtores e artistas que sonham em faturar milhões de reais, financiamento coletivo é só o início da batalha. Ter uma ideia ou um projeto e transformá-lo em um produto ou serviço bem sucedido não é tarefa fácil. E o financiamento coletivo pode ser um recurso incrível para ajudá-lo neste processo. Como citado pela CEO da Kickante, Tahiana D’Egmont “nos EUA, 10% das campanhas de financiamento coletivo que captaram acima de 100 mil dólares receberam investimento de venture capital”. Mas, para chegar nesta etapa, é necessário criar uma estratégia detalhada para sua campanha.

Em toda a história do Kickstarter, de 194.716 projetos no total, apenas 75.520 foram financiados com êxito. Fora desses projetos financiados com sucesso, somente 1.626 deles arrecadaram mais de US$ 100 mil e apenas 541 arrecadaram mais de US$ 250 mil. Vale lembrar que o Kickstarter possui somente a opção de campanha Tudo ou Nada, onde você recebe o dinheiro somente se bater a meta, diferente de plataformas de financiamento coletivo brasileiras que possuem também a opção de campanha Flexível, onde você leva o dinheiro mesmo se não atingir sua meta de arrecadação. Esta última opção de campanha foi trazida para o Brasil pela plataforma Kickante e tem facilitado a viabilização de recursos para empresas, ONGs, artistas e muitos outros. Uma prova disto é que, no seu primeiro ano, a Kickante lançou mais de 1 mil campanhas, captando mais de R$ 4 milhões em contribuições.

1. Venda a sua ideia rapidamente

Pense estrategicamente como será o seu título, afinal, ele será a primeira informação que o usuário verá quando chegar na página de sua campanha de financiamento coletivo, quando alguém compartilhá-la nas redes sociais, ao buscá-la no Google, entre outros sites. O seu título deve ser um resumo de sua campanha e expressar rapidamente o objetivo de tê-la criado.

A página de sua campanha também deve ser atrativa e você deve conseguir prender a atenção do usuário (seu possível contribuidor) em apenas alguns segundos.

E, uma dica, sabe aquele resumo que aparece no box de sua campanha (em todas as plataformas de financiamento coletivo, há um box com título, imagem e resumo da campanha)? Geralmente, este resumo é o que aparece como descrição de sua campanha nas redes sociais e também no Google, por isso é importante pensar bem neles.

Box das campanhas de financiamento coletivo

2. Espalhe sua ideia de campanha, antes mesmo de lançá-la!

Esta é uma preocupação recorrente em financiamento coletivo: “será que devo realmente lançar a minha campanha e divulgar a minha ideia inovadora?” ou “será que vão roubar a minha ideia de serviço ou produto?”.

Temos ótimos projetos sendo lançados via financiamento coletivo no Brasil e no mundo. Esta nova forma de arrecadar recursos se tornou uma excelente opção para empresários que não mais precisam pedir empréstimos à bancos e nem convencer investidores de que suas ideias são viáveis, basta convencer seus familiares, amigos e contatos, colocando o poder de decisão na mão de várias pessoas ao invés de uma única detentora do poder.

Por isso, disseminar a sua ideia e pedir o apoio de pessoas próximas, antes mesmo do lançamento de sua campanha, fará com que ela seja mais divulgada e viralize mais rápido, logo no primeiro dia. Aliás, estas pessoas também podem ajudar na criação e concepção de sua campanha. Mostre para elas o título, as suas ideias de recompensas e a página de sua campanha, quando estiver pronta, e peça a opinião delas!

3. Mantenha uma meta de arrecadação realista

Pense em uma meta (valor que precisa captar) que seja possível alcançar. Alguns criadores de campanha acabam se entusiasmando e colocando metas bem acima do que realmente precisam; e isto acaba, muitas vezes, os frustando, pois não conseguem alcançar a meta estipula e também inibindo muitos contribuidores que podem pensar que seus 10 reais ou 50 reais são valores baixos e não farão diferença para chegar ao montante total.

Para a calcular a sua meta, leve em consideração todos os custos envolvidos na produção do seu projeto (produzir produtos, camisas, livros, CD, entre outros) e também nas recompensas de sua campanha (produzir e enviar brindes, itens personalizados, entre outros). Inclua sempre também a taxa da administrativa da plataforma de financiamento. Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

Comentário na fan page do Runicards

Comentário na fan page do Runicards sobre o fato de terem batido a meta de arrecadação.

4. Estipule um prazo factível para a entrega das recompensas

Se uma de suas recompensas é um produto que será lançado somente após finalizar a arrecadação, calcule o tempo da campanha + tempo de produção + envio das peças para definir o prazo de envio das recompensas. Não coloque um prazo “apertado”, mas sim algo que fique confortável para a produção. Há recompensas que são entregues após 6 meses da campanha finalizada. Um prazo factível é algo justo para você e para o contribuidor. Afinal, ficar muito tempo esperando para receber uma recompensa não é uma experiência tão boa.

5. Recompensas “Early Bird”

Ofereça recompensas conhecidas nos Estados Unidos como “Early Bird”, onde os primeiros a contribuir, levam recompensas extras. Minha experiência com financiamento coletivo mostra que campanhas que usam esta tática, esgotam rapidamente as recompensas iniciais (e, consequentemente, já começam a trajetória da campanha com um ótimo valor arrecadado).

Daniel Alves e Rovalde, criadores das campanhas Caçadores da Galáxia e Runicards:Dungeons, respectivamente, utilizaram está tática e, em apenas poucos minutos, diversas recompensas haviam esgotado. Para Daniel Alves, foi ainda mais surpreendente, em apenas 30 minutos, ele bateu a meta de arrecadação de R$ 25 mil com diversas recompensas esgotadas. Leia mais sobre o sucesso da campanha Caçadores da Galáxia.

Recompensa enviada apenas para os 20 primeiros contribuidores da campanha de Caçadores da Galáxia.

Recompensa enviada apenas para os 20 primeiros contribuidores da campanha de Caçadores da Galáxia.

6. Metas Estendidas

Metas estendidas são uma forma de impulsionar a campanha. Elas são incluídas no meio da campanha e novas recompensas são inseridas, atraindo mais contribuidores com o passar dos dias campanha. Há campanhas, como o sucesso “Caçadores da Galáxia”, em que foram incluídas 33 metas estendidas, dentre as quais 31 já foram alcançadas.

Com as metas estendidas e novas recompensas, muitos apoiadores contribuem 2, 3, 4 e até 5x para a mesma campanha! É uma oportunidade de manter seus apoiadores e aumentar a probabilidade de que eles vão contribuir e compartilhar seu projeto.

Meta estendida de Caçadores da Galaxia

Meta estendida de Caçadores da Galáxia

7. Venda a sua história, não só o produto

Conte para seus possíveis contribuidores porque você decidiu criar a campanha e porque o seu projeto é tão importante e merece cada contribuição. Convença seus contribuidores e, se possível, inclua vídeos e explique sobre sua história, seu projeto e o que fará com o dinheiro arrecadado. Transmita isto na página da campanha e em todos os canais de divulgação que utilizar. As pessoas estão comprando o seu produto ou serviço, mas também estão comprando sua história.

Selfie Instagram Bel Pesce

Selfie da Bel Pesce durante uma das Palestras do Tour A Menina do Vale 2

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