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Você é produtor, tem um projeto super bacana para rodar na cidade, mas não conseguiu o dinheiro para o orçamento planejado e tá complicado de obter patrocínio do jeito tradicional? Não fique preocupado! O crowdfunding te ajuda a tirar o projeto do papel.

Planeje tudo!

Antes de criar sua campanha de arrecadação, é recomendável saber se o público estará interessado na proposta. Se a atração principal envolve a escolha de um artista, descubra se já houveram apresentações do mesmo na cidade e se elas foram bem recebidas. Também procure por fã-clubes locais – provavelmente, eles serão os primeiros a abraçar o projeto investindo e espalhando a notícia por aí.

Após a definição da ideia central do evento, faça todo o planejamento estratégico do mesmo – o que será necessário para realizar o evento, o orçamento, o período de execução das etapas, o local, a data, etc.

Campanha de financiamento coletivo para levar o Foo Fighters para a Virginia

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Escolha a plataforma de crowdfunding

O próximo passo é escolher em que plataforma você irá divulgar seu projeto! Escolha um site especializado em crowdfunding – eles oferecem um sistema de proteção àqueles que irão investir no seu evento e assim, um ambiente tranquilo para que todos se sintam seguros para ajudar. O modelo de negócio é muito democrático, cada contribui com a quantia que se sentir confortável.

Ao publicar sua campanha, informe o máximo possível de detalhes sobre o projeto (local, atrações, data prevista, etc) e seja realista com o valor a ser arrecadado para que o evento saia do papel. Para os contribuidores que realmente querem ir ao evento, saber o valor necessário para que ele ocorra estimula mais contribuições  – e mostra como é caro produzir um evento!

Recompensas para contribuidores

Você tem uma infinidade de opções para oferecer aos contribuidores:

  • Eventos esportivos: squeeze, viseira, mochila tipo sacola, kit esportivo com todos os itens anteriores, ingresso para a inscrição, um agradecimento público durante o evento, uma camisa para praticar esportes, a divulgação da marca do investidor durante o evento, etc.
  • Eventos corporativos: encontro com o(s) palestrante(s),  kits de escritório, divulgação da marca do investidor, cadernos com post-its, netbook, ingresso para a inscrição, etc.
  • Eventos de entretenimento: stack-cups do evento, camisas da atração escolhida, CDs ou DVDs dos artistas, acesso à áreas VIP, ingressos para o evento, meet & greet com os artistas, camarote com open bar & food, etc.

Lembre-se de proporcionar uma experiência especial para os investidores e manter a transparência na organização: se você atingir sua meta, direcione todo o valor para a realização do projeto e mantenha os investidores informados de qualquer imprevisto (como cancelamento de algum artista, problemas com o alvará, etc). Dessa forma, você evita problemas legais e até mesmo o cancelamento do crowdfunding.

Crie sua campanha de crowdfunding!

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